As fortes chuvas registradas nos últimos dias causaram grandes transtornos à população. Os alagamentos em bairros deixaram milhares de famílias desabrigadas. Buscando ajudar os moradores que perderam tudo nas enchentes, o Grupo de Apoio Jurídico – GAJ, em parceria com o LFG, lançou a campanha “Ação GAJ. Fazer o bem, sem olhar quem!”, que visa arrecadar donativos para estas famílias. 

O GAJ tem membros em todo o estado do Rio de janeiro e também na maioria do país. Alguns desses membros moram nas cidades atingidas e forneceram informações para mobilizarmos os colegas em campanha intensiva para arrecadação dos donativos.

A iniciativa busca auxiliar essas pessoas a reestruturarem as suas vidas. Por isso, além de alimentos não-perecíveis, também haverá arrecadação de água, colchões, roupas, cobertores, materiais de limpeza e higiene pessoal, entre outros. 

São mais de 6 mil desabrigados no norte e noroeste do estado. Alagamentos atingiram Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Porciúncula, Laje do Muriaé, Natividade, Cardoso Moreira e Santo Antônio de Pádua.

Em Cardoso Moreira, a cheia deixou 45 famílias desabrigadas. A Defesa Civil está em alerta máximo. A Prefeitura orienta aos moradores que procurem pelos pontos de apoio, que são a Casa da Cultura (Antiga Estação Ferroviária) e Clínica da Família, no Conjunto Habitacional São José.

Em Italva, a Defesa Civil afirma em balanço parcial que há, pelo menos, 100 pessoas desalojadas. 

Já em Santo Antônio de Pádua, última cidade atingida pela cheia neste sábado, a Defesa Civil atua nas áreas afetadas para cheia do rio Pomba. O órgão ainda não liberou um balanço de pessoas afetadas pelas inundações.

O relato do presidente da OAB em grupo do GAJ: “Em Pádua as águas já abaixaram, mas em Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Porciúncula, ainda tem muita água nas ruas.
Aqui estamos ajudando as famílias a retornarem para suas casas e voltando com os móveis para o lugar, pedimos doações de roupas, e alimentos para a população atingida, caso queiram fazer alguma doação, é só entregar na sede da OAB.”

A Caarj também lança a campanha “SOS Rio”, com objetivo de arrecadar donativos para as vítimas das chuvas de São Gonçalo, Itaperuna, Laje de Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana, Pádua, Porciúncula e Natividade. Em apoio aos cidadãos locais e aos presidentes de subseções das áreas afetadas, o ato solidário também serve para estimular, cada vez mais, a solidariedade e a integração entre advocacia e a sociedade civil.
⠀ A coordenadora do Grupo de Apoio Jurídico – GAJ, Cleyse Silva, ressalta a importância da ação para estas famílias. “Precisamos nos unir para ajudar estas pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas. A solidariedade é uma prática cidadã que faz a diferença no processo de humanização e do equilíbrio social”, destaca. Em contato por telefone com o presidente da OAB 12ª subseção, Cristiano Miller, informou que a sede também estará recebendo donativos a partir desta quarta – feira, 29 de janeiro.

As doações de pequeno porte poderão ser feitas até o dia 31 de janeiro na unidade do nosso parceiro LFG, parceiro GAJ, na  Rua Dr. João B S Lacerda Carneiro Botelho, 200 – Parque Conselheiro Tomaz Coelho, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, atrás da câmara municipal. A coordenação do GAJ junto com membros das regiões atingidas irão retirar os donativos na sexta, 31, na parte da tarde.

Locais de coleta no estado:

Sede da OAB São Fidélis; Sede da OAB Campos dos Goytacazes; Sede da OAB Santo Antonio de Pádua; OAB/São Gonçalo, OAB/Bom Jesus do Itabapoana, OAB/Itaperuna, OAB/Santa Cruz, OAB/Nova Friburgo .

Contamos com a sua doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *