Todo ano em que as eleições acontecem, o GAJ promove a sabatina para elucidar dúvidas dos operadores do direito que se encontram no grupo da cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de janeiro, sede GAJ.

Principais temas: Saúde, educação, transporte, agricultura, infraestrutura.

A sabatina com duração de até 30 minutos, com perguntas dos membros em texto e respostas em áudio do candidato de até 2 minutos. Agora transcrito para leitores do GAJ.

Conheça o candidato Rafael Diniz – Cidadania 23:

Mediador: Candidato, primeiramente nós do GAJ gostaríamos de agradecer por ter se disponibilizado a falar conosco. E vou deixar que o senhor se apresente.

Candidato: Boa noite a todos do GAJ.

Boa noite a todos do GAJ. Um prazer muito grande está batendo esse papo com vocês nessa noite de domingo, dia 8 de novembro, faltando uma semana para o pleito eleitoral do próximo dia 15, uma alegria muito grande para mim, tá podendo bater papo com vocês e por óbvio responder a todas as perguntas.

Mediador: Caros colegas, enviem suas perguntas.

Membro:

Agricultura – Embora consideremos Campos uma grande cidade no interior, a agricultura e pecuária é uma atividade muito explorada no município. Temos grandes e importantes fazendas em Farol, Brejo Grande, Travessão, Rio Preto e Sapucaia, por exemplo, quais são os projetos que o candidato possui voltado para esse grupo de pessoas?

Mediador: Candidato, o tempo para resposta é de até 2 minutos.

Candidato: Boa noite, obrigado pela pergunta.

É um grande desafio esse processo de retomada da nossa cidade através de outras atividades que torna a nossa cidade menos dependente dos royalties que é um grande problema que a gente tem, a alta dependência dos royalties. A gente vem fazendo isso ao longo do nosso mandato e é o que pretendemos continuar fazendo no próximo mandato, obviamente com o fortalecimento da agricultura a gente encontrou um cenário ele completa abandono nessa área, por exemplo, não encontramos numa máquina nenhum trator funcionando que pudéssemos ofertar para os nossos produtores e a gente veio recuperando tratores e mais que isso, conseguimos apoio, conseguimos apoio com emendas parlamentares para comprarmos mais cinco novos tratores e máquinas que já atuam e presta atendimento aos nossos produtores. Hoje nós temos 2500 produtores assistidos pela secretaria de agricultura, seja com máquinas, seja com insumos, a gente já recuperou 700 km de estradas vicinais para poder facilitar o escoamento da produção. Através do fundecam, a gente criou duas linhas de financiamentos voltados para agricultura, que o fundecan agricultura familiar, para você conseguir recursos né, através da prefeitura para você investir na sua produção e também o fundecan agrocana voltado para a economia para agricultura da cana para quem possui até 10 hectares você conseguir recursos na prefeitura, no fundecan para poder investir na sua produção. E a gente hoje garante a compra da nossa produção local dos agricultores familiares para merenda escolar e são grande avanço que a gente tem na nossa na nossa gestão e os nossos objetivos para o próximo governo é a criação de um plano de agricultura sustentável atuando em várias áreas e do fundo municipal de agricultura fundo esse que vai receber recursos públicos do município mas também do Estado governo federal recursos também iniciativa privada para gente ter condição de avançar e afetar uma agricultura de mais qualidade.

Membro:

Transporte
Em relação ao sistema de transporte público atual. É uma sistemática que claramente não deu certo.
Os terminais não são “equipados” ou construídos de maneira a passar segurança ao usuário, visto que muitos não têm iluminação pública ou mesmo guarda Civil Municipal para segurança.
Gostaria de saber se permanecendo como prefeito irá mudar essa sistemática ou poderá voltar como já foi um dia ( transporte por vans legalizadas livre assim como ônibus, sem os terminais).
Obrigada

Candidato:

Boa noite, obrigado pela sua pergunta.

A gente precisa avançar sim na questão do sistema não tenho como te negar isso, muito pelo contrário, os dois pontos que a gente vai atacar, a gente vai enfrentar nos próximos governo, é a transformação dos terminais provisórios de uma vez por todas os transformando em terminais definitivos e a diminuição do tempo de espera quando você faz a mudança de um transporte para outro transporte são dois temas assim que precisamos enfrentar que precisamos melhorar e que vamos enfrentar e vamos melhorar o nosso próximo governo. A gente precisa fazer uma lembrança de como era o transporte público podem assumiu o governo, a gente tá falando de frotas tanto de ônibus quanto de vans sucateados, a gente tá falando de greve no setor rodoviário a todo instante, que paralisava o serviço constantemente, um setor que estava gerando desemprego, salários atrasados, que gerava muitas greves e consequentemente serviço sendo paralisado constantemente, sem falar naquela briga insana de ônibus com van, parar para lembrar como é que era 28 de março às 18 horas e beira valão, beira-rio aquela loucura! Precisava enfrentar a gente enfrenta estabelece esse novo sistema que como eu disse precisa avançar na questão dos terminais e também do tempo de espera, mas a gente aumentou a frota de ônibus nossa cidade, 120 ônibus hoje, nós já temos mais de 260 ônibus, só não triplicamos esse número por causa da pandemia, se não já teríamos triplicado esse número de ônibus na nossa cidade. Acabaram as greves, o salário voltou a ser pago, o setor voltou a empregar, a gente cria em parceria com a universidade né sem custo município um novo aplicativo chamado Mobi Campos, que o cidadão tem acesso a o horário dos ônibus mais que isso né ao tempo certo de espera dos ônibus e vans através de um aplicativo pelo celular, ou seja, são avanços importantes que a gente dá na questão do transporte público na nossa cidade.

Membro:

Economia
o que vc tem de proposta para melhor a economia da cidade?

Campos é muito dependente dos royalties do petróleo, não chegou a hora de fazer com que a cidade tenha outras fontes de receita e emprego? Talvez fazer uso das várias universidades que existem em campos e transformar a cidade em um Polo de tecnologia? Aproveitar nossa geografia e convidar fábricas para se instalar aqui?

Candidato:

A gente já vem fazendo isso. Se você dialogar com as universidades, os reitores das universidades eles vão afirmar para você palavras dele, que um governo nunca foi tão próximo à universidade como nosso, e mais que isso, a gente é o primeiro governo que acredita verdadeiramente na transformação também pela ciência, pela tecnologia e inovação. A gente criou uma superintendência de ciência tecnologia e inovação e fez várias parcerias como por exemplo pelo fundecam criando fundecam inovação uma parceria com as universidades abrindo linhas de financiamento para que as pessoas possam abrir o seu primeiro negócio voltado para a ciência e para tecnologia Como já aconteceu um rapaz chamado Thiago que ele abriu empresa dele chamada Rovek construção de robôs que trabalham na área de saneamento isso tudo construção dessa parceria entre prefeitura e iniciativa privada e universidade a gente cria o primeiro programa de incentivo a startup a gente financia projeto de startup também pelo fundecam ou seja mostrando que a gente gera emprego gera oportunidade tanto pelo fudecam inovação quanto pelo programa de bolsas de startup a gente avança com programa viva ciência e viva ciência na escola, garantindo bolsas de iniciação científica tanto para universitários da nossa cidade como para alunos do ensino fundamental e são uma grande oportunidade que gera também crescimento geração de emprego renda e receita para Campos ou seja, a gente já vem trabalhando dessa forma e nosso objetivo é avançar ainda mais essa fábrica de macarrão que já existiu em Campos pelo fundecam, a gente recuperou aquele espaço nós vamos criar naquele espaço, uma zona especial de negócios voltado para inovação vamos criar outras três zonas especiais de negócios na nossa cidade, no Ceasa em travessão e também em Serrinha ou seja, alternativas para aumentarmos a geração de emprego e renda na nossa cidade. São dados pelo fudecam nas cinco linhas de financiamento nós criamos a gente já gera e mantém mais de 1400 empregos diretos só pelo fundecam.

Membro:

Boa noite Prefeito!
Gostaria de saber qual será a sua proposta para trabalhar a prevenção da doença renal crônica em nossa cidade , uma vez que encontra-se em epidemia e hoje não possui vagas nas clínicas de hemodiálise?
Cumpre ressaltar que os pacientes estão precisando ajuizar ações pois a média atualmente é aguardar de 5 a 6 meses internados esperando por uma vaga.

Candidato:

Boa noite obrigado pela pela pergunta. Realmente é um grande desafio esse que a gente vem enfrentando uma vez que é uma demanda como você bem colocou uma demanda muito grande na nossa cidade inclusive a gente já teve várias reuniões com a participação com a mediação do próprio ministério público para alcançarmos uma solução para esse enfrentamento essa é uma demanda que a gente responde junto com o governo do estado muita das vezes ausente nesse processo mas você pode certeza que todos os esforços nossos estão sendo colocados para gente poder atender a nossa a nossa população é sim um grande desafio a garantia do atendimento da prestação desse atendimento repito pela grande demanda que nós temos e tenho dificuldade que nós temos que acertar sozinho enquanto município esse serviço a gente vem ampliando através da contratualização desse serviço é nosso objetivo poder atender o quanto antes dessa população que sim enfrenta uma fila para poder ser atendido

Membro:

Candidato, sua campanha está sendo feita em todos os bairros? Pois as pessoas tem estão sentindo sua ausência, o Sr. acredita que durante a semana conseguirá mostrar seus projetos para toda cidade?

Candidato:

Então a gente tem estado sim todos os bairros na medida do possível obviamente cumprindo o protocolo que a pandemia nos estabelece, por exemplo, agora estava estava na pecuária numa reunião, mais cedo rodando em alguns bairros de Guarus do lado direito, então a gente vem sim está no próximo das pessoas repito, respeitando o protocolo estabelecido pelo enfrentamento da pandemia, a gente tem buscado através das redes sociais também apresentar os nossos projetos, o nosso programa de governo é para poder estar próximo das pessoas, poder explicar a realidade que enfrentamos hoje em Campos. Campos não tem mais recursos que antes tinha, hoje enfrentamos uma grave crise financeira que nos obriga tomar medidas difíceis, medidas que muitas das vezes, desagradam, mas que são necessárias para gente poder enfrentar essa grave crise financeira, vem avançando, como por exemplo, mesmo com metade do recurso a gente conseguiu entregar obras paradas como mandar o PH do travessão, do hospital de São José, essa semana a gente já começou a entregar o palácio da cultura uma obra completamente abandonada que vem avançando. Na educação por exemplo, a gente reformou mais de 40 unidades escolares, a gente acabou com aprovação automática, a gente aumentou os tempos de português e matemática para os nossos alunos da rede pública, que antes recebiam 4 tempos por semana e hoje o que é ofertado na rede particular são seis tempos de português e matemática, a gente implementou a primeira escola de tempo integral na história de Campos, a gente realizou a eleição direta para escolha de diretor de escola, ou seja, hoje a comunidade escolar que faz suas escolhas, são algumas das ações que a gente já vem realizando e que a gente tá procurando apresentar para nossa população nesse período de campanha sempre buscando está próximo da nossa população.

Membro:

Prefeito, boa noite. Sabemos que a esperança de contar com o dinheiro dos royalties do petróleo é muito remota. Campos precisa de novos meios de arrecadação com máxima urgência. Qual é a sua proposta nesse sentido?

Candidato:

O que tenho dito para as pessoas mas o que a gente vai fazer é o que a gente já vem fazendo, a gente enfrenta assim como você bem colocou essa grave crise dos royalties, por exemplo, eu sou o primeiro prefeito da história do pós royalties a receber uma participação especial zerada, Campos já chegou a receber 200 milhões de participação especial no único mês de participação. E a última nossa de agosto veio zerado, essa é a maior prova da realidade diferente da realidade financeira diferente que a gente vive nos tempos atuais. Mais do que fazer o que já vem fazendo que é aumentar a arrecadação própria, nós aumentamos a nossa arrecadação própria independente de royalties em aproximadamente 100 milhões de reais por ano ou seja o que hoje está difícil financeiramente estaria infinitamente mais difícil se a gente não tivesse aumentado nossa arrecadação própria e o outro grande ponto que atrai o curso para nossa cidade é a busca de recursos, por exemplo, emendas federais o nosso governo em quatro anos que não terminamos ainda primeiro mandato, mas já arrecadamos 175 milhões de reais em emendas federais só para você fazer uma comparação outro governo em 8 anos, conseguiu 18 milhões, nós com metade do tempo conseguimos quase 10 vezes mais recursos de emendas federais, isso mostra que a gente vem conseguindo outros recursos para enfrentarmos a grave crise financeira. Uma outra forma de você atrair recurso é o que a gente já vem fazendo, inclusive hoje o aeroporto Bartolomeu Lisandro existe por causa disso de PPP (parceria público-privada) atração de investimentos privados para dentro da nossa cidade, são formas que a gente já vem fazendo nosso objetivo para o próximo governo, venha fortalecer ainda mais esse trabalho que a gente vem fazendo para aumentar arrecadação e gerar novos recursos do nosso município.

Membro:

Com a pandemia a educação sofreu bastante. Quais as propostas e o que foi feito?

Candidato:

Infelizmente esse é um mal que o mundo vem enfrentando e que afetou várias atividades como no caso da educação e consequentemente a educação pública que é de responsabilidade do município, aquela que cabe o ensino nas creches, ensino fundamental, a gente teve que suspender as aulas, não é um desejo de ninguém muito pelo contrário mas para proteger a saúde e a população da nossa cidade, a gente teve que suspender as aulas não há possibilidade do retorno delas esse ano, a gente já vem discutindo isso inclusive com as autoridades competentes seja junto a secretaria de estado de educação também que é importante junto ao governo federal e ao ministério público local e discutindo toda essa questão para preservar a saúde e a vida da nossa criança, do nosso adolescente do nosso aluno, da nossa aluna, a gente vem cuidando sim, garantido alimentação dessas crianças garantindo atividade para todas essas crianças e assim que pudermos no início do ano que vem continuando no governo a gente estará retornando às aulas com todas as medidas de segurança para preservar a vida e a saúde do nosso alunos, mas a gente continuou prestando serviço a todos eles nem garantido atividades em parceria com a câmara municipal a gente passa a ofertar oportunidade de ensino pela TV Câmara de forma gratuita para os nossos alunos também, sem falar na distribuição das atividades das escolas para as próprias famílias dos nossos alunos, das nossas alunas, repito, assim que tivermos condições sanitárias de retomarmos o serviço, a aula, a gente estará retomando a aula para poder garantir atendimento para os nossos alunos.

Mediador: Infelizmente, estamos no avançar do horário e passa muito rápido. Foi um diálogo rápido e bastante importante. E queremos novamente agradecer pelo tempo disponibilizado. Deixarei o Candidato apresentar suas considerações finais. Sinta-se a vontade!

Candidato:

Realmente passou rápido, mas foi um prazer para mim ter estado aqui batendo esse papo com vocês respondendo algumas perguntas, se quiser temos os nossos canais também pela rede social, estou aberto para responder a tantas outras perguntas eu tenho procurado participar de todos os debates e também todas entrevistas com influências digitais importantes com muitos seguidores a nossa cidade para poder garantir a oportunidade de responder mais perguntas ainda a nossa população agradeço a oportunidade ao GAJ, fizemos isso há quatro anos é um prazer para mim tá fazendo isso novamente debatendo com vocês as questões da nossa cidade, tá faltando uma semana para todo mundo fazer sua opção a gente sabe que tem muita gente ainda que não decidiu seu voto, tem muita gente indecisa né aqueles que já fizeram a sua opção a gente respeita opção de todo mundo e nós temos que respeitar democracia isso seja por mim ou não seja por mim a gente vai ser respeitado decisão as pessoas mas aquele que estiver indeciso, pode estar muito chateado comigo, pode está triste comigo, tem muita coisa que esperou que eu fosse fazer a gente não conseguiu fazer, mas não foi porque eu não quis, vivemos maior crise financeira na história de Campos e isso me obrigou a tomar decisões difíceis, decisões que desagradaram, as decisões necessárias, para arrumar uma casa que deixaram completamente bagunçada. A gente vem avançando quando eu coloquei já a pergunta acho que foi do Davi, a gente aumentou a nossa arrecadação própria em 100 milhões de reais, a gente vem buscando recursos em Brasília como nenhum outro governo conseguiu, ou seja, a gente vem gerando oportunidades para cidade para além dos royalties. É isso que a gente quer continuar fazendo na nossa cidade. Minhas contas estão aprovadas pelo tribunal de contas por unanimidade, hoje Campos é uma das três cidades mais transparentes do Estado do Rio de janeiro, nos últimos 20 anos, eu sou o único prefeito eleito que nunca foi cassado ou afastado pela justiça, ou seja, busco sempre trabalhar dentro da correção, dentro da legalidade, garantindo o respeito à coisa pública e esse é o nosso objetivo e você que tá indeciso, meu pedido uma reflexão o quê que fizeram com Campos com dobro do dinheiro no passado, o que eu tô sendo obrigada a fazer com Campos com metade desse dinheiro e mais que isso que a gente quer para o futuro de Campos, daí pedir oportunidades as pessoas mesmo com toda dificuldade a gente continuar administrando para ele continuar retomando o progresso da nossa cidade. No mais, muito obrigado pela oportunidade tá conversando com todos vocês. Um forte abraço um bom restinho de domingo e uma boa semana para todos nós e dia 15 de novembro avalie, 23 Rafael Diniz, muito obrigado forte abraço para todo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *